Mastopexia: a cirurgia corretiva das mamas caĆdas
- Lucas DP Sartori
- 1 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Quase todas as mulheres, em algum momento da vida, sentem um desconforto muito grande em relação Ć s suas mamas: percebem que as mesmas jĆ” nĆ£o sĆ£o mais tĆ£o bonitas e projetadas como antes, estando agora flĆ”cidas e caĆdas. Geralmente essa queda das mamas, tecnicamente conhecida como ptose mamĆ”ria, se dĆ” pela idade (Ć partir dos 30 anos, causada pela perda de colĆ”geno da pele), se dĆ” pela perda de peso excessiva (pacientes após cirurgias bariĆ”tricas) ou, mais comumente, se dĆ” pela gestação e amamentação (efeito sanfona da gravidez mais sucção pelos filhos ao sugar o leite).
A correção da ptose existe e tem nome: Mastopexia, a cirurgia de reposicionamento da mama, realizada com ou sem Prótese MamÔria.
Ć importante diferenciar a ptose mamĆ”ria, onde as mamas sĆ£o caĆdas (independentemente do tamanho) e necessitam a Mastopexia, das mamas que sĆ£o grandes (normalmente desde a adolescĆŖncia) e que necessitam da Cirurgia da Mama Redutora, jĆ” explicada em outra coluna.
Existem trĆŖs graus de ptose, quanto maior o grau mais caĆda Ć© a mama (Figura 1)
Inicialmente definimos a nova altura da aréola e mamilo (o bico da mama e a parte redonda em volta), o qual chamamos de Ponto A (figura 2). posicionando em uma distância que varia em torno de 16,0 até 19,0 cm do pescoço.


O segundo passo Ć© a definição do quanto de pele que vai ser retirado lateralmente e medialmente, o que Ć© definido atravĆ©s de manobras mĆ©dicas especĆficas. Nesse momento temos um desenho triangular definido (Ć”rea com os riscos pretos) de sobra de pele, a qual vai ser retirada para que a mama volte a sua posição mais alta e sem a pele flĆ”cida que estĆ” em excesso, causando a queda mamĆ”ria.
A decisĆ£o de colocar uma Prótese de Mama ou nĆ£o se dĆ” por dois motivos: se a paciente que aumentar a mama (porque a mama pode ser caĆda e pequena ao mesmo tempo) ou se ela quer uma mama montada e com o polo superior da mama bem marcada (visto que quando essa cirurgia Ć© realizada sem prótese a tendĆŖncia Ć© ficar com o polo superior mais esvaziado).
Normalmente é realizada uma lipoaspiração para as sobras laterais do seio. O resultado final da cirurgia (figura 3) é uma cicatriz em volta da aréola e duas cicatrizes retas, uma na horizontal e outra na vertical, que denominamos como a cicatriz em T invertido.

A possibilidade de não amamentar no futuro é muito baixa pois as técnicas mais modernas e recentes preservam essa função na quase totalidade dos casos.
O perĆodo de recuperação gira em torno de 20 a 30 dias, sendo necessĆ”rio o afastamento das atividades diĆ”rias nesse tempo. SĆ£o utilizados medicamentos para a dor e para evitar tromboses. Uma malha pós cirĆŗrgica Ć© utilizada por 2 meses. O retorno Ć s atividades fĆsicas na sua totalidade se dĆ” após 60 dias.
Para mais informaƧƵes acesse o site www.lucasdpsartori.com.br, nossas redes sociais ou agende uma consulta.